Alceu Penna e as suas Garotas

Heeey! Tudo bem?

Hoje vou falar um pouco sobre uma grande personalidade da moda brasileira.

Uma das disciplinas que faço no curso de Moda se chama História da Moda Brasileira, em que estudamos várias décadas para compreender um pouco de como se desenvolveu a indumentária e o vestuário no nosso país. Um dos assuntos mais bacanas da matéria foi estudar a revista O Cruzeiro da década de 50. A coleção fica no acevo pessoal da biblioteca da Feevale, e deve-se ter um cuidado enooorme ao manuseá-la, pois, por ser antiga, é super frágil. Um dos editores e artistas que faziam parte da equipe de produção da revista O Cruzeiro era o Alceu Penna, que ganhou maior visibilidade nacional através de As Garotas do Alceu (além de ter sido personal stylist).

❤ A moda dos anos 50 e a influência de Alceu Penna

Alceu Penna foi um dos primeiros artistas a desenvolver a técnica dos quadrinhos no Brasil. Nascido em 1915 em MG, Alceu expressou seu interesse pela arte desde a infância. Ingressou na Escola de Arquitetura do RJ, porém, depois de cinco anos, mudou para o curso de Belas Artes.

Desde a década de 30 até a década de 60 ele passou a ilustrar a revista O Cruzeiro, uma das principais publicações do século XX.

Um dos seus trabalhos de mais expressão foram As Garotas do Alceu.

000
Foto: Divirta-se

 

❤ As Garotas do Alceu

Publicado semanalmente na revista ‘O Cruzeiro’, As Garotas do Alceu atraíram as mulheres e passaram a ditar comportamento através das ilustrações. Dicas de moda, passeio, paquera, gastronomia e comportamentos privados e públicos eram os assuntos tratados pelas Garatos do Alceu, representadas por jovens, entre 18 e 25 anos. Inspiradas nas cariocas, as garotas mostravam um contraponto com a mulher bem comportada, pois eram mais sensuais, descontraídas, alegres e independentes.alceu

– As Garotas e a Moda

Através delas, Alceu ditava moda e, a partir dos anos 40, ele se tornou uma referência na moda nacional, por causa das garotas e, principalmente, por suas criações como estilista (fantasias de carnaval, roupas de gala).

“O desenho é ao estilo das pin-ups norte-americanas, porém As Garotas atraem também o público feminino, jovens adolescentes e pós-adolescentes que passam a copiar os penteados, roupas e os gestos dos tipos criados por Alceu Penna.” Itaú Cultural

alceu2

– Dicas das Garotas

Além de moda, As Garotas do Alceu davam dicas sobre diversos assuntos, como paqueras, cozinha e passeios. Elas foram grandes influenciadoras da moda e, principalmente, grandes propulsoras para a criação de uma moda essencialmente brasileira. Através dos seus comportamentos e modos de vestir, elas atraíram atenção e foram decisivas para a moda do Brasil.

alceu3Os olhares se voltaram novamente para Alceu Penna e suas Garotas. Após 100 anos ele continua sendo muito importante e influenciou a criação de uma moda realmente brasileira. Com o intuito de resgatar a memória desse grande ilustrador, a exposição Alceu Penna é 100! Um Século de Arte e Moda, está sendo planejada e busca relembrar as criações e a história de Alceu Penna e gerar mais conhecimento sobre ele. Para isso, uma campanha está sendo realizada para conseguirem concretizar esse grande evento, que se pretende ocorrer no Centro de Referência da Moda em Belo Horizonte (MG), dia 29 de julho 2015.

Quem quiser ajudar, e conhecer mais essa campanha, basta clicar aqui. Os valores variam de R$15,00 à R$1.000,00, sendo que cada um será retribuído com um mimo diferente. Vale a pena conferir e auxiliar para difundirmos e valorizarmos cada vez mais a moda do nosso país.

Espero que tenham gostado do post!

ps: dia 22 de julho vou participar de um desfile na Universidade Feevale, com o tema ‘As Garotas do Alceu’. Todas as criações serão dos próprios alunos da disciplina de Produção de Moda. Depois divulgo mais detalhes!

Boa semana!

Beijos, Gabi Henemann ❤

 

Anúncios

Um comentário sobre “Alceu Penna e as suas Garotas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s